sábado, 15 de agosto de 2009

Notários

Depois de terem sido enganados e convidados a criarem gabinetes privados, longe da função publica, eis que surge uma campanha publicitária que procura dar aos notários um papel que, de acordo com a actual legislação, não têm.

Surgem na rádio spots publicitários que propagam que apenas os notários podem dar validade a certos actos e que só os actos por eles praticados têm validade. Não só não é o que a lei diz como mais parece como uma publicidade desesperada para tentar salvar uma classe que teve o dominio de uma área da justiça e que, por descuido ou engano, a perdeu.

A publicidade agressiva que está a surgir não apenas é enganosa como faz crer o comum dos cidadãos que uma classe, que se deixou enganar com a privatização, consegue manter a integridade e dar a legalidade aos actos por si praticados quando, ao contrário de advogados e solicitadores que sempre tiverem que lutar pela sua sobrevivência sem o beneplácito do Estado, agora precisam de pagar as contas que até agora eram pagas por todos nós nos cartórios publicos.

A publicidade agressiva que está a invadir as nossas radios mais soa a desespero do que a competência. Aliás, com o desespero vem o risco e a necessidade de pagar alguns investimentos feitos. Será que a segurança dos negócios jurídicos apregoada irá ser mantida quando for necessário pagar as contas?

Ainda não se ouviu qualquer reacção do Bastonário da Ordem ou contra-publicidade.

Medina Carreira

A ultima entrevista do Dr. Medina Carreira na SIC foi mais uma machadada no que os nossos politicos. De uma forma que é própria, foi mais uma vez dito, sem papas na língua, o que é a hipocrisa que reina neste país. É pena que poucos ouçam o que muitos apelidam de louco mas que, por não ter medo de dizer o que pensa e que, infelizmente corresponde à verdade, diz qual o estado actual do nosso país e do que é a inactuação dos nossos politicos e, também, do que possa ser o interesse em manter os nossos tribunais sem funcionar.

Vale a pena, mais uma vez, ouvir aquela entrevista

. Faz lembar o que eram as entrevistas do Bastonário da Ordem, Dr. Pires de Lima (de todos, o melhor Bastonário) que, sem demagogias e procura de protagonismo, alertava para os problemas da justiça. Pena que ninguém lhe deu ouvidos! Vale a pena ver e ouvir